sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Trabalho Acadêmico

Um Circo Outro: enunciado e polifonia no espetáculo “O Grande Circo Místico”, de Rodrigo Duguay da Hora Pimenta

A partir de uma notícia de jornal, que já ecoa uma história popular, sobre uma
companhia circense o Alagoano Jorge de Lima construiu um poema intitulado “O Grande Circo Místico”. Dele, na década de oitenta, o Balé Teatro Guaíra construiu um espetáculo de dança, com letras e músicas que ultrapassaram os limites do próprio espaço teatral em que foi apresentado. No entanto é da história original da companhia que os enunciados emanam revelando com grande poder didático a atualidade e força dos conceitos de Mikhail Bakhtin. A partir do espetáculo e suas letras é possível encontrar claramente os limites do enunciado e a lógica da entonação, descritos por Bakhtin, bem como a alternância dos sujeitos falantes e o eco dos 'discursos outros' em cada um dos elementos observados. Finalmente é possível entender a complexidade do enunciado como fenômeno complexo e seu emaranhado de relações com os demais enunciados.


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